Localização: J-108
Telefone: 3938-8276
Responsável: Prof. Fernando Gomes de Souza Junior

Site: http://labios.wix.com/labios

Objetivo Geral

Desenvolvimento de materiais poliméricos que melhorem a qualidade de vida e diminuam o impacto das atividades antropogênicas sobre o meio ambiente. Focados na área de Recuperação Ambiental, Saúde Humana, Biomateriais e Sensores.

Principais linhas de Pesquisa

  • Recuperação Ambiental:
  • Produção de geopolímeros para remoção de contaminantes.
  • Materiais magnéticos sorvedores para remoção de petróleo em derramamentos.
  • Encapsulamento e passivação de resíduos tóxicos.
  • Preparo de sistemas de biorremediação.
  • Liberação controlada de ativos.
  • Biomaterias:
  • Preparo de biomateriais energéticos.
  • Preparo de biomateriais por indução magnética.
  • Saúde Humana:
  • Sistemas de controle cinético e espacial do processo de liberação de fármacos.
  • Liberação de fármacos por hipertemia magnética.
  • Sensores:
  • Obtenção de fibras vegetais condutoras de eletricidade e o seu uso em sensores para dispositivos inteligentes.
  • Desenvolvimento de material óptico e elétrico para desenvolvimento de sensores para dispositivos inteligentes.

Localização: J-122
Telefone3938-8269
Responsável: Profª. Maria de Fátima Vieira Marques

Site: http://lcp-ima.webnode.com.br/

Objetivo Geral

Desenvolvimento de novos materiais poliméricos: Polímeros de alto desempenho, nanocompósitos, dispositivos poliméricos

Principais linhas de Pesquisa

  • Desenvolvimento de polímeros conjugados para células solares flexíveis (OPV, Perovskita) e Diodos Emissores de Luz (OLED).
  • Materiais Termoelétricos, Piezoelétricos, Janelas inteligentes (Dispositivos de Partículas Suspensas).
  • Desenvolvimento de materiais para a indústria de petróleo (Poliamidas, PVDF, PEEK). Determinação de permeabilidade a gases.
  • Processamento de UHMWPE: fibras, blendas e nanocompósitos.
  • Síntese/preparação de Nanocompósitos (Polim. in situ e mistura no estado fundido, agentes de reforço: fibras celulósicas, partículas cerâmicas, sílica, alumina, CNT, grafeno, MMT, mica, haloisita).
  • Compósitos compatibilizados: PP, PA, Biopolímeros (PLA, PCL, PHB, PBAT).
  • Processo de Explosão de vapor em fibras vegetais - Nanocellulose.
  • Pirólise Catalítica de Plástico. Reciclagem química.
  • Sistemas nanoparticulados para Liberação de drogas.


Clique AQUI para mais informações.

Acompanhe um pouco sobre a linha de pesquisa do LCP: Grupo de Catálise para Polimerização (GCP)

Localização: J-124 
Telefone: 3938-8268 
Responsável: Prof. Marcos Lopes Dias

Site: http://www.ima.ufrj.br/laboratorios/lcprb

O LCPRB desenvolve trabalhos de pesquisa que envolvem estudos sobre processos de polimerização com iniciadores e catalisadores orgânicos e metálicos para produção de polímeros e copolímeros com propriedades específicas para aplicações em embalagens e biomedicina.

A primeira linha de pesquisa do laboratório “Polimerização com catalisadores metálicos” iniciada em 1993, tem como principal objetivo investigar a preparação de catalisadores para a polimerização de monômeros pela reação de coordenação-inserção. O grupo de pesquisa desenvolveu trabalhos envolvendo catalisadores Ziegler-Natta clássicos, homogêneos e heterogêneos (suportados), catalisadores metalocênicos e de Brookhart para a polimerização de olefinas. A linha de pesquisa contempla também a utilização de iniciadores orgânicos e metálicos na polimerização de monômeros cíclicos, como lactídeos, lactonas e carbonatos cíclicos para produção de polímeros biodegradáveis pela reação de abertura de anel.

Na linha de pesquisa Materiais poliméricos nanoestruturados e biodegradáveis, investiga-se processos de preparação de materiais poliméricos nanoestruturados não-biodegradáveis e biodegradáveis objetivando aplicações em embalagens, biomedicina e outras aplicações. O laboratório tem estudado a produção de estruturas 2D e 3D pela técnica de eletrofiação, que servem como arcabouços (scaffolds) para engenharia de tecidos e liberação de princípios ativos e fármacos. Tem também realizado trabalhos sobre a preparação de nanocompósitos poliméricos utilizando cargas 2D como nanolâminas de grafeno.

A última linha de pesquisa “Reciclagem de PET” tem como principal objetivo investigar processos de despolimerização de poli(tereftalato de etileno) (PET) pós-consumo, visando à produção de monômeros e moléculas de baixa massa molar que possam ter aplicação como matéria-prima para a indústria química e como aditivos, por exemplo, de asfalto e plásticos. Trabalhos sobre solvólise (glicólise e aminólise) já foram concluídos.

Localização: J-117 
Telefone: 3938-8261 
Responsável: Profª. Regina Celia Reis NunesProfª Leila Léa Yuan Visconte e Profª Elisabeth Monteiro 

Neste laboratório são desenvolvidas formulações de borracha para obtenção de propriedades específicas. Entre os trabalhos desenvolvidos, destacam-se o estudo de misturas físicas poliméricas (blendas) e a utilização de diferentes cargas com elastômeros, escolhidas de acordo com suas características físicas e químicas distintas, com o objetivo de analisar a influência da estrutura, principalmente, nas propriedades reológicas e físico-mecânicas. Diferentes sistemas de incorporação são utilizados visando aumentar a compatibilidade e dispersão entre os componentes, garantindo produtos com melhor desempenho.

Localização: J-125
Telefone: 3938-8264
Responsável: Prof. Paulo Picciani

Localização: Rua Moniz Aragão, 360, bloco 8G/CT2, Ilha do Fundão, CEP 21941-594
Telefone: 3938-8266
Responsáveis:  Profª. Claudia Regina Elias Mansur (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), Profª. Elizabete Fernandes Lucas (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), Profª. Luciana Spinelli Ferreira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Em 1994, a Professora Elizabete Lucas, utilizando seus conhecimentos prévios na área de E & P de petróleo, iniciou suas atividades no Instituto de Macromoléculas da UFRJ, exclusivamente em aditivos poliméricos aplicados à produção, tratamento e processamento de petróleo, orientando alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado.

Localização: J-113
Telefone
3938-7225
Responsável:
 Prof. Luis Cláudio Mendes

No laboratório são produzidos misturas e compósitos poliméricos, com polímeros reciclados e virgens, visando à obtenção de novos materiais com propriedades combinadas. Desenvolve-se mistura reativa no estado fundido com polímeros do tipo poliéster, poliamida, poliuretano, dentre outros, para obtenção de copolímero in situ. Síntese de monômero com aplicação na área odontológica. Aplicação e caracterização de compósitos odontológicos para restauração dentária. Compó-sitos nanoparticulados para aplicação em filmes, membranas para condução protônica, dentre outras.

Localização: J-115
Telefone: 3938-8260 / 3938-8265
Responsável: Profª. Maria Inês Bruno Tavares

Localização: J-128B

Telefone: 3938-8265
Responsável: Prof. Emerson Oliveira da Silva

No Laboratório de Nanocompósitos Poliméricos são desenvolvidos nanomateriais para as mais diversas áreas, tais como: indústria de embalagens, a exemplo do projeto desenvolvido pela Riopol; indústria farmacêutica – para liberação controlada de fármacos, em parceria com a Farmanguinhos; indústria do petróleo – projeto de aplicação de nanocompósitos em revestimentos, dentre outros.

Reponsável: Profª Ana Catarina de Oliveira Gomes

O avanço tecnológico em novos materiais busca cada vez mais estruturas relativamente simples com várias propriedades associadas, seguindo o conceito "menos processamento, mais funcionalidade".

Nesse sentido, pesquisamos diversas técnicas de obtenção de novos materiais (síntese, modificações químicas, misturas, compósitos ou micro e nano estruturação) que confiram um ou mais funcionalidades. Para isso usamos o conhecimento das relações estrutura-propriedade e a inspiração nas estruturas naturais (biônica e biomimética).

Localização: J-125
Telefone
3938-8264
Responsável:
 Prof. Ailton de Souza Gomes

Laboratório possui bancada de testes de célula combustível para metanol e hidrogênio, da Electrochem, Potenciostato PGSTAT-30, da Autolab, para medidas de condutividade protônica, e bancada de testes de pervaporação.

05 02 IMA Noticia NerdesLocalização: O NERDES está localizado no Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA), unidade do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O IMA fica na Cidade Universitária, campus Ilha do Fundão, à avenida Horácio Macedo, 2.030, Bloco J, 21.941-598, Rio de Janeiro, RJ.

Responsáveis:  Profª. Leila Lea Yuan VisconteProfª. Elen Beatriz Acordi Vasques Pacheco, Profª. Ana Lúcia Nazareth da Silva

O Laboratório Núcleo de Excelência em Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável (NERDES) foi criado como uma resposta à, cada vez mais, crescente preocupação da sociedade com o futuro das próximas gerações. Hoje já sentimos os efeitos da falta de planejamento para gerenciar a utilização dos nossos recursos. No NERDES assuntos relacionados ao desenvolvimento sustentável na área de polímeros são trabalhados por meio do desenvolvimento de diversos projetos, alguns ainda no âmbito acadêmico e outros em respostas a interesses de empresas e agências de fomento.

Sobre Nós

IMA – Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Cidade Universitária – Av. Horácio Macedo, 2.030
Centro de Tecnologia – Bloco J
CEP 21941-598 – Rio de Janeiro – RJ – Brasil

 

 

Mídias Sociais

  YouTube
  Instagram

Instagram

    Topo