Localização: O NERDES está localizado no Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA), unidade do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O IMA fica na Cidade Universitária, campus Ilha do Fundão, à avenida Horácio Macedo, 2.030, Bloco J, 21.941-598, Rio de Janeiro, RJ.
Responsáveis: Profª. Leila Lea Yuan Visconte, Profª. Elen Beatriz Acordi Vasques Pacheco, Profª. Ana Lúcia Nazareth da Silva
O Laboratório Núcleo de Excelência em Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável (NERDES) foi criado como uma resposta à, cada vez mais, crescente preocupação da sociedade com o futuro das próximas gerações. Hoje já sentimos os efeitos da falta de planejamento para gerenciar a utilização dos nossos recursos. No NERDES assuntos relacionados ao desenvolvimento sustentável na área de polímeros são trabalhados por meio do desenvolvimento de diversos projetos, alguns ainda no âmbito acadêmico e outros em respostas a interesses de empresas e agências de fomento.
O que faz?
Educação: o NERDES é um laboratório da Universidade Federal do Rio de Janeiro e seu principal foco de atuação é a educação. A equipe de professores do NERDES ministra aulas na graduação e na pós-graduação, orienta alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado, trabalhos de extensão.
Pesquisa: são desenvolvidos projetos com financiamento de agências de fomento, em parceria ou não com outras instituições e de interesse de empresas;
Extensão: são desenvolvidos projetos que interagem com a sociedade para troca de saberes, como exemplo cursos de capacitação em descomissionamento de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos;
Serviços: são realizados cursos de acordo com as necessidades especificas da empresa ou órgão público, realização de ensaios e análises.
Equipe
A equipe do NERDES é formada por professores doutores, com formação em ciência e tecnologia de polímeros e forte atuação na área de processamento. Integram também a equipe pesquisadores doutores, pesquisadores mestres, técnicos, estagiários em iniciação científica e alunos de mestrado e doutorado.
Infraestrutura
O laboratório NERDES dispõe de estrutura de equipamentos que são utilizados em aulas experimentais, na prestação de serviços e no suporte ao desenvolvimento de teses, dissertações e projetos. Entre eles, tem-se injetora, termoformadora, extrusora e rotomoldadora, a maioria já em escala piloto. Além desses equipamentos, também se tem:
- Aglutinador;
- Analisador de flamabilidade;
- Analisador de permeabilidade;
- Analisador de processamento de borrachas – RPA;
- Analisador termogravimétrico – TGA;
- Câmara de envelhecimento;
- Curômetro;
- Desagregador;
- Espectrômetro de massas;
- Extrusora de bancada;
- Máquina universal de ensaios;
- Medidor de índice de fluidez - MFI;
- Medidor de temperatura de deflexão térmica - HDT;
- Misturador de rolos;
- Moinho de facas;
- Moldes, estufas, elementos de rosca, unidades de refrigeração, e outros.
- Peletizadora;
- Prensas hidráulicas;
- Reômetro de torque HAAKE;
- Viscosímetro.
Objetivos
Alguns dos objetivos do NERDES são:
- Mostrar o potencial da sustentabilidade (social, ambiental e técnica) da reciclagem de materiais, com o desenvolvimento de tecnologias com menor impacto;
- Obter produtos com maior valor agregado;
- Avaliar ambientalmente as tecnologias por Avaliação do Ciclo de Vida, ACV, e Logística Reversa;
- Estimular a educação ambiental.
História
1990 → A Professora Eloisa Mano começou a coordenar pesquisas em reciclagem de plásticos no IMA. Foi a pioneira do país em pesquisa regular nessa área em nível universitário.
1993 → Duas dissertações de mestrado foram resultados do trabalho inicial da Professora Eloisa Mano. Desde então, o grupo vem expandindo suas pesquisas na área.
2009 → Foi consolidada toda experiência obtida no desenvolvimento de materiais reciclados. Ocorreu a instalação da recicladora em escala de laboratório, a qual vem expandindo suas pesquisas, projetos e capacitações na área de reciclagem.
Hoje → Procuramos sensibilizar e informar a sociedade, principalmente universitários, sobre a reciclagem, a partir dos resultados gerados pela recicladora de laboratório. Como exemplo de resultado, tem-se a confecção de pequenos artefatos obtidos de plásticos descartados no Programa de Coleta Seletiva do CT/UFRJ. Os plásticos coletados e encaminhados ao NERDES são triados, lavados, moídos, secos e remoldados em réguas, pequenas lixeiras e estojos.
Missão, Visão e Valores
Missão
Estimular a educação ambiental com atividades acadêmicas (cursos, teses de mestrado ou doutorado, pesquisas etc.) e não acadêmicas. E além disso, contribuir para a gestão de resíduos da universidade, ajudando assim na divulgação do pensamento verde através dos artefatos obtidos pela recicladora do laboratório NERDES.
Visão
Atingir cada vez mais pessoas, mostrando o potencial da sustentabilidade (social, ambiental e técnica) da reciclagem de materiais, com o desenvolvimento de tecnologias com menor impacto.
Valores
- Sustentabilidade;
- Comprometimento;
- Inovação;
- Tecnologia;
- Responsabilidade Socioambiental;
- Ética;
NERDES JR.
Quem é?
A equipe NERDES Jr. é formada por estudantes voluntários da UFRJ interessados na área de reciclagem que buscam o crescimento da recicladora e de suas atividades.
O que faz?
- Divulgação do Laboratório e da Recicladora;
- Conscientização da comunidade acadêmica;
- Educação ambiental através da divulgação de conhecimento na área de reciclagem;
- Formação de parcerias para o laboratório;
- Estruturação interna da Recicladora NERDES, visando tornar seu processo mais eficiente.
Integrantes do NERDES Jr.:
- Ana Clara Brandão (desde 11/11/2020) - Estudante de Engenharia Ambiental
- Beatriz Cunha (desde 11/11/2020) - Estudante de Engenharia Química
- Carla Regina Gonçalves (desde 11/11/2020) - Estudante de Engenharia Química
- Gabriella Casado (desde 11/11/2020) - Estudante de Engenharia Química
- Gabrielle Rocha (desde 11/11/2020) - Estudante de Engenharia Ambiental
Contato
Instagram: @nerdes.ufrj
Parceiros
O laboratório NERDES preza pela colaboração e, nesse sentido, constrói parcerias para trocas, tanto de informação quanto na realização de projetos, pesquisas e atividades em conjunto, além de aumentar a esfera de influência de todos. Os laços mais significativos foram formados com o Laboratório LIpE,Projeto LaWEEEdae o Projeto Recicla CT/UFRJ.
LIpE
O Laboratório de Informática para Educação - LIpE tem como objetivo a realização de atividades de extensão, ensino e pesquisa em tecnologia, educação e apropriação da cultura digital.
LaWEEda
O LaWEEEda é uma “Rede Latino-Americana e Europeia depesquisa, desenvolvimento e análise de resíduos eletroeletrônicos”. Trata-se de um projeto em parceria entre universidades europeias e latino-americanas, em especial brasileiras e nicaraguenses. O objetivo do LaWEEEda é capacitar as pessoas e instituições para trabalharem de forma correta com a gestão de resíduos eletroeletrônicos. Tem laboratórios, totalmente equipados para realizar pesquisas na área, e Centros de Treinamento, onde são ministrados cursos.
Recicla CT
O projeto Recicla CT foi criado pela Decania do Centro de Tecnologia UFRJ em 2007 e tem como princípio a coleta seletiva solidária instituindo a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis. A coleta dos copos descartáveis utilizados para reciclagem e produção dos artefatos do laboratório NERDES é realizada com o auxílio do Recicla CT.