Localização: Rua Moniz Aragão, 360, bloco 8G/CT2, Ilha do Fundão, CEP 21941-594
Telefone: 3938-8266
Responsáveis: Profª. Claudia Regina Elias Mansur (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), Profª. Elizabete Fernandes Lucas (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), Profª. Luciana Spinelli Ferreira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Site: https://sites.google.com/ima.ufrj.br/lmcp/lmcp
Em 1994, a Professora Elizabete Lucas, utilizando seus conhecimentos prévios na área de E & P de petróleo, iniciou suas atividades no Instituto de Macromoléculas da UFRJ, exclusivamente em aditivos poliméricos aplicados à produção, tratamento e processamento de petróleo, orientando alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado.
Os primeiros trabalhos foram na área de emulsões e síntese de poliacrilamida modificada.
Em 1996, o laboratório recebeu o primeiro funcionário da Petrobras como aluno de Doutorado para desenvolver Tese em inibição de deposição de parafinas de petróleo.
Também em 1996, foi formalizado o primeiro contrato entre o laboratório e a Petrobras para desenvolvimento de pesquisa em estabilização de asfaltenos de petróleo.
As Professoras Claudia Elias e Luciana Spinelli foram alunas do LMCP e, posteriormente, atuaram como pesquisadoras em diferentes projetos de pesquisa até ingressarem como Professoras do IMA/UFRJ em 2006 e 2011, respectivamente.
Ao longo dos anos, as atividades foram expandidas para outras aplicações dos polímeros como aditivos. Essas atividades, bem como as publicações relacionadas aos respectivos trabalhos desenvolvidos foram compiladas em duas publicações com abordagens distintas:
- Artigo de Revisão: Polymer Science Applied to Petroleum Production. Pure and Applied Chemistry, 2009, 81(3), 476-494, https://doi.org/10.1351/PAC-CON-08-07-21.
- Capítulo de Enciclopédia: Polymers Applications in Petroleum Production. Encyclopedia of Polymer Science and Technology, 2015, https://doi.org/10.1002/0471440264.pst641.
Em assuntos específicos, também foram publicados 1 artigo de revisão e 1 capítulo de livro:
- Artigo de Revisão: A comprehensive review of in situ polymer hydrogels for conformance control of oil reservoirs Oil & Gas Science and Technology - Rev. IFP Energies nouvelles 2020, 75, 8 (2020), https://doi.org/10.2516/ogst/2019067.
- Capítulo de livro: Hydrogels Applied for Conformance-Improvement Treatment of Oil Reservoirs Hydrogels, IntechOpen, 2018, DOI: 10.5772/intechopen.73204.
* Apesar do LMCP ter foco na indústria de petróleo, a capacitação adquirida tem contribuído para o desenvolvimento de outros setores, tais como odontologia e farmácia.
Missão e política do LMCP
A missão do LMCP é desenvolver projetos de pesquisa científica e tecnológica de caráter multi e interdisciplinar, prestar serviços especializados nos setores de materiais e petróleo, fortalecer as parcerias entre o LMCP e suas partes interessadas e formar pesquisadores especializados e preparados para as necessidades do mercado.
A política de gestão do LMCP reflete o comprometimento da Direção com a liderança e manutenção do sistema de gestão respaldado nos requisitos das normas NBR ISO 9001:2015 e NBR ISO/IEC 17025:2017, com as boas práticas profissionais e com a qualidade dos ensaios no atendimento aos clientes, atuando na prestação de serviços e desenvolvimento de tecnologia com a realização de ensaios de caracterização e desempenho de polímeros aplicados ao setor de E&P de petróleo e gás. Faz parte da política de gestão assegurar a confidencialidade de informações de propriedade dos clientes e garantir a confiabilidade dos resultados de forma a atender os requisitos e expectativas dos clientes, capacitar os profissionais e assegurar que todos estejam familiarizados com o sistema de gestão da qualidade e melhoria da eficácia do sistema, e dedicados à implementação das políticas e procedimentos operacionais e assegurar condições seguras de trabalho que previnam doenças, lesões e impactos ambientais.
Profissionais capacitados
Cerca de 300 profissionais foram capacitados, sendo que a grande maioria atua no setor de energia.
Número de artigos publicados em periódicos científicos
O LCMP possui cerca de 250 artigos publicados em periódicos científicos com corpo editorial, abrangendo tanto pesquisa básica quanto aplicada.
Serviços prestados para empresas de petróleo
Cerca de 100 serviços técnicos foram prestados para empresas, tais como, Dow, Nalco/Champion, Clariant, Blue Star, Momentive, BR Distribuidora e Queirós Galvão.
Projetos de Pesquisas desenvolvidos com empresas do Setor de Petróleo de Gás
Cerca de 50 projetos de pesquisa têm sido desenvolvidos em empresas, incluindo Petrobras, Respol, Shell e Equinor.
Parcerias com Professores de outras Universidades
Nacionais:
- Universidade Estadual de Campinas;
- Universidade Federal do Maranhão;
- Universidade Federal de Pelotas;
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
- Universidade Federal de Sergipe.
Estrangeiras:
- Lviv Polytechnic National University;
- Universidad del Mexico;
- Universidad Industrial de Santander;
- Universidad Nacional de Colombia Sede Medellín;
- Universidade de Lisboa;
- Università della Campania "Luigi Vanvitelli";
- University of Alberta;
- University of Heriot-Watt;
- University of North Texas.
Certificações
O LMCP trabalha com um Sistema de Gestão Integrada (SGI) que inclui a Gestão de Qualidade, Saúde e Segurança no Trabalho e Meio-Ambiente, e promove uma melhor organização dos processos internos, destacando o controle de metodologias de ensaio e resultados de análises, seguindo práticas adequadas de segurança em laboratório e de descarte de resíduos químicos.
O LMCP possui certificado FS 574668, concedido pela BSI Brasil Sistema de Gestão Ltda, e certificado Self-Audit platina, concedido pela COPPE/UFRJ, operando um sistema de gestão da qualidade conforme requisitos da ISO 9001:2015, para o seguinte escopo relativo a ensaios de avaliação para o setor petróleo: (i) viscosidade por temperatura e/ou cisalhamento/tensão; (ii) temperatura inicial de aparecimento de cristais (TIAC); (iii) ponto de fluidez; (iv) desemulsificação de petróleo; (v) desempenho de antiespumantes; (vi) onset de precipitação de asfaltenos de petróleo; (vii) densidade e grau API; e (viii) teor de água por Karl Fischer.
Infraestrutura física e de equipamentos
O LMCP ocupa uma área de cerca de 2000 m2, na Rua Moniz Aragão, 360 bloco 8G/CT2, Ilha do Fundão.
A infraestrutura de equipamentos permite o desenvolvimento de pesquisas envolvendo a síntese e a caracterização química, física e físico-química dos polímeros, bem como avaliação dos polímeros como aditivo em diversas operações da Indústria do Petróleo.
Resumo das atividades nas quais os polímeros são aplicados como aditivos
1. Exploration;
2. Well:
- Drilling;
- Cementing;
- Completion.
3. Production:
- Acidizing;
- Hydraulic fracturing;
- Fluid injection (Enhanced Oil Recovery);
- Divergence;
- Control of scale and organic deposition (wax, asphaltenes, naphthenates and inorganic salts);
- Control of foam;
- Control of H2S production;
4. Control of formation of gas hydrate;
5. Oil treatment (demulsification process);
6. Oily water treatment;
7. Refine.
Fotos
Vista aérea do prédio do LMCP
Membros do LMCP em treinamento de brigada de incêndio
Fotos de 3 dos 18 laboratórios existentes no prédio do LMCP