Professor Adjunto
D.Sc. (UFRJ, 2005)

Responsável pelo Laboratório de Moléculas e Colóides na Indústria do Petróleo (LMCP)

icone lattes Lattes

Áreas de Interesse em Pesquisa (Linhas de Pesquisa):

• Polímeros em solução/comportamento de fases/interações;
  • Polímeros tensoativos;
  • Associação molecular;
  • Modificação da tensão interfacial.

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Professor adjunto do Instituto de Macromoléculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Polímeros, Aplicações, atuando principalmente nos seguintes temas: tensoativo não-iônico poliméricos, aditivos poliméricos, petróleo, fluidos de perfuração, emulsões de petróleo, fluidos espumados (aphrons), nanoemulsões de óleos naturais e caracterização química e físico-química de polímeros. Possui experiência em implantação de sistemas de gestão integrada em laboratório químico, especialmente com as normas ABNT NBR ISO 9001:2008, ABNT NBR ISO 14001:2004 e BS OHSAS 18001:2007 em laboratório químico e exerçe a função de representante da direção do LMCP e de auditor interno.

About Us

E-mail: secdiretoria@ima.ufrj.br