Localização: J-124
Telefone: 3938-8268
Responsável: Prof. Marcos Lopes Dias

Site: http://www.ima.ufrj.br/laboratorios/lcprb

O LCPRB desenvolve trabalhos de pesquisa que envolvem estudos sobre processos de polimerização com iniciadores e catalisadores orgânicos e metálicos para produção de polímeros e copolímeros com propriedades específicas para aplicações em embalagens e biomedicina.

A primeira linha de pesquisa do laboratório “Polimerização com catalisadores metálicos” iniciada em 1993, tem como principal objetivo investigar a preparação de catalisadores para a polimerização de monômeros pela reação de coordenação-inserção. O grupo de pesquisa desenvolveu trabalhos envolvendo catalisadores Ziegler-Natta clássicos, homogêneos e heterogêneos (suportados), catalisadores metalocênicos e de Brookhart para a polimerização de olefinas. A linha de pesquisa contempla também a utilização de iniciadores orgânicos e metálicos na polimerização de monômeros cíclicos, como lactídeos, lactonas e carbonatos cíclicos para produção de polímeros biodegradáveis pela reação de abertura de anel.

Na linha de pesquisa Materiais poliméricos nanoestruturados e biodegradáveis, investiga-se processos de preparação de materiais poliméricos nanoestruturados não-biodegradáveis e biodegradáveis objetivando aplicações em embalagens, biomedicina e outras aplicações. O laboratório tem estudado a produção de estruturas 2D e 3D pela técnica de eletrofiação, que servem como arcabouços (scaffolds) para engenharia de tecidos e liberação de princípios ativos e fármacos. Tem também realizado trabalhos sobre a preparação de nanocompósitos poliméricos utilizando cargas 2D como nanolâminas de grafeno.

A última linha de pesquisa “Reciclagem de PET” tem como principal objetivo investigar processos de despolimerização de poli(tereftalato de etileno) (PET) pós-consumo, visando à produção de monômeros e moléculas de baixa massa molar que possam ter aplicação como matéria-prima para a indústria química e como aditivos, por exemplo, de asfalto e plásticos. Trabalhos sobre solvólise (glicólise e aminólise) já foram concluídos.