Accessibility Tools

16 08 IMA 6WOAFE Palestrante Drª Mariana da S Alves NoticiaPalestrante: Drª Mariana da S. Alves (IMA/UFRJ)

Horário:
às 15:00h

Resumo: A análise de Atividade de Água se faz muito importante para análise do comportamento da embalagem desenvolvida, visto que o aumento da água em um sistema de embalagem alimentícia pode propiciar ou promover o desenvolvimento de microorganismos e assim a deteorização do alimento embalado. A análise de Ângulo de Contato também é de extrema importância para corroborar com o resultado da análise anterior e assim poder analisar de forma geral qual a perspectiva do filme desenvolvido quanto a proteção e o impedimento do desenvolvimento de microorganismos. Visto a importância dessas análises, os filmes desenvolvidos com adição de nanopartículas com propriedades antioxidantes foram analisados para observar seu comportamento quanto a atividade de água em seu sistema antes e depois do processo de embalagem, assim como seu ângulo de contato. Os alimentos embalados também foram analisados quanto sua atividade de água antes e depois do processo de embalagem. Foi observado que os filmes antes de ter contato com o alimento embalado apresentaram uma atividade de água correspondente à um meio livre de proliferação de microoorganismos, tanto para filmes de controle, como para os filmes com adição de nanopartículas orgânica e do filme com nanopartículas orgânica combinada com nanopartículas metálica. Após o processo de embalagem dos alimentos observou um aumento dessa atividade de água nos filmes, entretanto o filme com a combinação de nanopartículas foi o filme que mais apresentou um aumento significativo. Já ao analisar os alimentos embalados foi observado que o alimento embalado com o filme contendo apenas nanopartículas orgânicas, foi o alimento que menos apresentou presença de água em seu sistema, indicando assim um melhor sistema para a conservação de alimento visando um ambiente com menor propensão a desenvolvimento de microorganismos. Os resultados obtido no ângulo de contato indicam uma redução do ângulo no filme contendo nanopartículas orgânica quando comparados aos outros sistemas indicando uma maior hidrofobicidade, corroborando assim com osresultados da análise anterior.

Confira mais informações AQUI sobre o 6º WOAFE!