Accessibility Tools

06 08 IMA 6WOAFE Palestrante Dra Lizandra Maurat IMA noticiaPalestrante: Dra. Lizandra Maurat (IMA)

Palestra: "Revolucionando o Setor de Embalagens e Alimentos Funcionais via Nanoemulsões de Óleos Essenciais"

Data: 22/08/2024
Horário: 15h30

icone lattesLattes

Resumo: As nanoemulsões de óleos essenciais estão revolucionando o setor de embalagens e alimentos funcionais, oferecendo soluções inovadoras que aprimoram a preservação, segurança e qualidade dos produtos. Essas nanoemulsões, que consistem em partículas de óleo essencial em escala nanométrica, dispersas em um meio aquoso ou oleoso, são notórias por sua estabilidade e eficácia na entrega de compostos bioativos. Ao reduzir o tamanho das gotículas do óleo essencial, as nanoemulsões aumentam a superfície de contato, a hidrossolubilidade e a biodisponibilidade dos compostos ativos, melhorando também suas propriedades antimicrobianas e antioxidantes. Isso resulta em uma maior eficácia na proteção contra microrganismos e no retardamento do processo de oxidação, proporcionando um aumento significativo na vida útil dos produtos alimentícios.
Além de seus efeitos diretos sobre os alimentos, as nanoemulsões têm um impacto transformador quando integradas em sistemas de embalagem. Nessas aplicações, elas atuam de maneira ativa e inteligente para proteger os produtos contra deterioração e contaminação, além de modular a biodegradabilidade da matriz. As embalagens enriquecidas com nanoemulsões podem detectar alterações que indicam a presença de patógenos ou condições adversas, sinalizando essas mudanças e garantindo a integridade dos produtos. Esse avanço tecnológico também contribui para a sustentabilidade, permitindo a redução de desperdício alimentar e o desenvolvimento de embalagens mais ecológicas.
Portanto, a aplicação dessas tecnologias promete avanços significativos na eficiência das embalagens e alimentos funcionais, atendendo às crescentes demandas por produtos mais seguros, saudáveis e sustentáveis. As nanoemulsões não só melhoram a qualidade dos produtos alimentícios, mas também representam um passo importante em direção à viabilidade socioeconômica e ambiental do setor de embalagens.

Confira mais informações AQUI sobre o 6º WOAFE