Accessibility Tools

06 08 IMA 6WOAFE Palestrante Dr. Vitor Ramos NoticiaPalestrante: Vitor Santos Ramos

Palestra: Os Benefícios da Canela e suas Aplicações para a Saúde Humana

Data: 22/08/2024
Horário: 14:00 às 14:45

Resumo: A canela é uma especiaria apreciada há séculos, destaca-se tanto pelo seu aroma característico quanto pelos seus benefícios à saúde. Proveniente da casca interna das árvores do gênero Cinnamomum ou de suas folhas, a canela é rica em propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas. Dentre os benefícios da canela temos o controle dos níveis de açúcar no sangue, crucial para a prevenção e manejo do diabetes. Estudos indicam que a canela pode melhorar a sensibilidade à insulina, ajudando a regular a glicose sanguínea. Suas propriedades antioxidantes ajudam a combater os radicais livres, protegendo o organismo contra danos celulares e retardando o processo de envelhecimento. O cinamaldeído, um composto ativo presente na canela, é responsável por seus efeitos anti-inflamatórios, que podem reduzir o risco de doenças inflamatórias crônicas, como a artrite. Além disso, a canela contribui significativamente para a saúde cardiovascular, auxiliando na redução dos níveis de colesterol LDL e triglicerídeos, fatores importantes na prevenção de doenças cardíacas. Suas propriedades antimicrobianas são eficazes no combate a bactérias, fungos e outros microrganismos, fortalecendo o sistema imunológico e ajudando a prevenir infecções. Como alimento funcional, a canela não apenas nutre, mas também oferece benefícios adicionais à saúde, incluindo a redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer, diabetes e doenças cardiovasculares. Na apresentação, discutiremos as evidências científicas que sustentam esses benefícios e como a canela pode ser integrada de forma eficaz na dieta diária para promover uma saúde melhorada e uma maior qualidade de vida. Exploraremos também as possíveis formas de consumo e dosagens recomendadas para otimizar seus efeitos positivos.

Confira mais informações AQUI sobre o 6º WOAFE