Palestrante: Drª Lizandra Viana Maurat da Rocha (IMA/UFRJ)
Data: 18/06/2024
Horário: 14h
Título: Nanotecnologia e Óleos Essenciais: Uma Fusão Promissora
Resumo: A Semana Nacional de Nanotecnologia e Nanociências (SNNN), a Semana de Nanotecnologia e o IMA celebram mais uma vez o avanço contínuo da ciência e tecnologia dos nanomateriais.
Este ano, um dos temas de destaque será a integração entre nanotecnologia e a ciência dos óleos essenciais, uma sinergia promissora em diversos campos, desde a medicina até a indústria agropecuária, cosmética e indústria alimentícia.
Os óleos essenciais (OEs) são conhecidos e têm sido explorados há séculos, a fim de promover bem-estar, higienizar e perfumar ambientes, controlar pragas e microrganismos, além de prevenir e tratar doenças. Com o incremento da nanotecnologia, é possível proteger e potencializar suas propriedades físico-químicas, aumentar sua biodisponibilidade e viabilizar ainda mais aplicações.
Compostos voláteis como os OEs podem ser convenientemente nanoencapsulados, oportunizando uma liberação controlada e prolongada, além de melhorar sua estabilidade e solubilidade em água. Em especial, as nanopartículas poliméricas (NPs) biocompatíveis e biodegradáveis serão destacadas nesta palestra, como materiais sustentáveis e seguros, que vêm contribuindo para o desenvolvimento de soluções inovadoras e eficazes para diferentes necessidades e desafios.
Estas NPs carreadoras de OEs podem ser utilizadas para o tratamento de condições e doenças específicas, entregando os benefícios terapêuticos dos OEs diretamente às células-alvo. Na indústria cosmética, elas podem ser incorporadas em produtos como cremes e loções, potencializando propriedades reparadoras, antioxidantes e anti-inflamatórias. Ademais, as NPs também podem ser aplicadas com os OEs em embalagens e no próprio alimento para melhoria do seu sabor, aroma e conservação.
Na SNNN e Semana de Nanotecnologia, convidamos todos a explorar esse fascinante universo e a imaginar as infinitas possibilidades que essa fusão pode trazer para o futuro.
Saiba mais informações sobre a SNNN e 16ª Semana da Manotecnologia AQUI.