palestrante 1Título: Preparação e Caracterização de Nanocompósitos de Mica Somasif MEE com Misturas Poliméricas de PLA/PHB

Resumo da palestra: Misturas poliméricas de poli(ácido lático) e polihidroxibutirato com diferentes porcentagens de mica sintética foram preparadas pela técnica de solução/vazamento. Os filmes obtidos foram analisados por difração de raios-X(XRD), Calorimetria de Varredura Diferencial (DSC), Termogravimetria (TGA) e Ressonância Magnética Nuclear no Domínio do Tempo (TD-NMR). Os resultados de difração indicaram alto grau de dispersão da carga inorgânica nas matrizes poliméricas, resultado este corroborado pelo efeito nucleante observado nas curvas de calorimetria. A termogravimetria mostrou um aumento na temperatura de degradação dos nanocompósitos quando comparados aos valores dos polímeros utilizados para a mistura sem a presença de carga. A ressonância indicou a presença de domínios homogêneos e com valores de tempos de relaxação decrescentes com o aumento da carga de mica devido ao efeito plastificante do substituinte orgânico presente na carga.

Palestrante: Prof. Alexandre Carneiro Silvino

Resumo do palestrante: Graduado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Mestre em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), Doutor em Ciências em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Cornell University e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Química, com ênfase na áreas de Quimica de Coordenação e Catálise Aplicada à Obtenção de Polímeros. Atua na área síntese e caracterização espectroscópica de poliésteres biodegradáveis, poliolefinas, síntese de nanocompósitos por polimerização in situ, desenvolvimento de estratégias de obtenção de novos ligantes ambidentados e polibásicos voltados para a area de catálise.

icone lattesLattes