Herramientas de Accesibilidad

30 10 Ima Centenário Profª Eloisa Mano na ABC NoticiaNo dia 21 de outubro de 2024, o Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA) da UFRJ deu início à 18ª Semana de Polímeros, uma edição especial que celebra o centenário da Professora Emérita Eloisa Biasotto Mano, uma das maiores pioneiras da ciência de polímeros no Brasil. O evento, que ocorreu até 23 de outubro, reuniu especialistas, estudantes e entusiastas na UFRJ para uma série de palestras, oficinas e mesas-redondas que abordaram os avanços e desafios na ciência dos polímeros, além de promover um espaço de reflexão sobre a sustentabilidade e inovação na área.

A professora Eloisa Mano, nascida no Rio de Janeiro em 24 de outubro de 1924, foi responsável pela criação e expansão do Instituto de Macromoléculas, após idealizar o primeiro grupo de pesquisa em polímeros no Brasil. Sua trajetória na ciência foi marcada por um empenho contínuo em impulsionar o desenvolvimento da química macromolecular e das tecnologias de polímeros. Entre suas diversas contribuições, a professora publicou doze livros, detém seis patentes e coordenou inúmeras dissertações e teses, consolidando o IMA como um centro de referência na pesquisa e no desenvolvimento de polímeros. Em reconhecimento a seu legado, seu gabinete foi transformado em um museu no Centro de Tecnologia da UFRJ em 2019, onde seus livros, documentos, patentes e certificados estão preservados para as futuras gerações.

Com uma programação abrangente e acessível, a 18ª Semana de Polímeros incluiu apresentações de estudantes e uma premiação para os melhores trabalhos, além de discussões que abordaram desde a evolução dos materiais plásticos até as práticas de reciclagem e seus impactos no meio ambiente. Esse evento homenageou a cientista que, com sua visão e dedicação, ajudou a pavimentar o caminho para o avanço da ciência e da tecnologia de polímeros no Brasil.

O evento contou com a presença de importantes representantes acadêmicos e institucionais, como a Profª. Dra. Maria Inês Bruno Tavares, Diretora do IMA; o Professor Emerson Oliveira da Silva, Vice-Diretor do IMA; a Profª. Maria Domingues Vargas, Representante da Presidência da Academia Brasileira de Ciências; o Professor João Ramos Torres de Melo Neto, Pró-Reitor da UFRJ; e o Sr. Francisco Nelson de Almeida Linhares Junior, diplomata do Itamaraty. A presença dessas autoridades reforçou o reconhecimento e a relevância do legado deixado pela Professora Eloisa Mano para a ciência de polímeros no Brasil.

Clique AQUI para assistir ao evento completo no YouTube!

Clique AQUI para conferir mais fotos do evento!

30 10 Ima Centenário Profª Eloisa Mano na ABC Noticia130 10 Ima Centenário Profª Eloisa Mano na ABC Noticia230 10 Ima Centenário Profª Eloisa Mano na ABC Noticia330 10 Ima Centenário Profª Eloisa Mano na ABC Noticia430 10 Ima Centenário Profª Eloisa Mano na ABC Noticia530 10 Ima Centenário Profª Eloisa Mano na ABC Noticia630 10 Ima Centenário Profª Eloisa Mano na ABC Noticia730 10 Ima Centenário Profª Eloisa Mano na ABC Noticia830 10 Ima Centenário Profª Eloisa Mano na ABC Noticia930 10 Ima Centenário Profª Eloisa Mano na ABC Noticia10



29 10 Ima 18ª Semana de Polímeros NoticiaA 18ª Semana de Polímeros, realizada entre os dias 21 e 23 de outubro de 2024, foi marcada por homenagens ao centenário de nascimento da Professora Eloisa Mano, pioneira na pesquisa de polímeros no Brasil. Organizado pelo Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA-UFRJ), o evento aconteceu de forma virtual, pela plataforma even3, e reuniu especialistas, estudantes e profissionais da área.

Com uma programação diversificada, que incluiu palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentações de trabalhos, o evento promoveu debates sobre o impacto dos polímeros no cotidiano e suas inovações tecnológicas. O público, composto por participantes de diferentes níveis de formação, pôde se beneficiar de atividades que ampliaram o conhecimento sobre essa área crucial para a ciência e a indústria.

A Semana de Polímeros reafirmou sua importância no cenário acadêmico, fomentando o interesse pela pesquisa e oferecendo um espaço para a troca de experiências e o fortalecimento da comunidade científica dedicada aos polímeros.

Clique AQUI para conferir mais fotos do evento!

 

29 10 Ima 18ª Semana de Polímeros Noticia2  29 10 Ima 18ª Semana de Polímeros Noticia4

29 10 Ima 18ª Semana de Polímeros Noticia5  29 10 Ima 18ª Semana de Polímeros Noticia6

29 10 Ima 18ª Semana de Polímeros Noticia7  29 10 Ima 18ª Semana de Polímeros Noticia8

                                              29 10 Ima 18ª Semana de Polímeros Noticia10

16 10 IMA Vem ai a 3ª Jornada de Microplásticos NoticiaPrepare-se para dois eventos imperdíveis, onde especialistas, estudantes e pesquisadores se reúnem para debater os desafios e soluções ligados ao impacto dos microplásticos e às inovações em reciclagem de polímeros.

Não perca a oportunidade de aprofundar seu conhecimento e contribuir para avanços científicos e tecnológicos. Inscreva-se agora e garanta sua participação!

Saiba mais sobre a 3ª Jornada de Microplásticos AQUI e o 1º Workshop de Reciclagem de Polímeros AQUI

21 10 IMA Alunos noticiaConfira a lista de alunos aprovados na prova de Inglês para os programas de Mestrado e Doutorado 2024/2.

A relação completa está disponível AQUI!

16 10 IMA Trajetória noticiaNascida no Rio de Janeiro, em 24 de outubro de 1924, a professora Eloisa Biasotto Mano foi a cientista que criou e deu nome ao Instituto de Macromoléculas (IMA) da UFRJ. Formada em Química, Eloisa teve a ideia de criar um grupo de pesquisa em polímeros após uma viagem à Bélgica na qual participou da reunião internacional de Química Macromolecular, em 1967. Após investigar quais eram as fontes de financiamento para pesquisas existentes no país, chegou ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (na época, apenas BNDE), que oferecia recursos por meio do programa Funtec. A partir de então, foram criadas as condições para que o IMA fosse inaugurado em 1976.

A professora Eloisa Mano atuou de modo dinâmico para expandir as fronteiras do IMA com países em que a ciência e a tecnologia de polímeros tivesse importância na difusão do desenvolvimento na área. Ela dirigiu o instituto até a aposentadoria compulsória, ocorrida em 1994, e coordenou a orientação de dissertações de mestrado e teses de doutorado. Publicou doze livros de autoria individual e em parceria e ainda é detentora de seis patentes de invenção.

Em 1978, Eloisa Mano se tornou membro da Academia Brasileira de Ciências e foi representante do Brasil na Divisão Macromolecular da International Union of Pure and Applied Chemistry (Iupac) de 1979 a 1993, sendo também coordenadora da Subcomissão de Polímeros do Instituto Brasileiro do Petróleo de 1982 a 1991.

O gabinete da professora foi transformado em museu em 2019. Os livros, tanto de sua autoria como do acervo particular, os manuais técnicos e teóricos de estudos e trabalhos, a compilação de conferências, publicações científico-tecnológicas, seminários de mestrado, as dissertações e teses de orientandos de mestrado e doutorado, diversos dicionários, revistas, periódicos e outros materiais direcionados aos polímeros e seus derivados, bem como painéis, mapas, certificados recebidos de instituições públicas, fotos e inúmeras cartas de agradecimento de membros de universidades e instituições internacionais visitadas por ela são mantidos no acervo do museu, que fica no Centro de Tecnologia (CT) da Universidade.

Fonte: CONEXÃO UFRJ

Topo