Localização: J-115
Tel: 3938-8260
Coordenadora: Profa. Gisele Cristina Valle Iulianelli - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.(Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear de baixa resolução magnética, envolvendo exclusivamente análises do núcleo de hidrogênio e dispõe de 4 equipamentos de RMN:

• Espectrômetro de ressonância magnética nuclear MQC – 5MHz
  • Espectrômetro de ressonância magnética nuclear 23 MHz (2 equipamentos)
  • Espectrômetro de ressonância magnética nuclear Pico- Spin – 45 MHz

Desenvolve metodologias de caracterização para diferentes materiais poliméricos, que vão desde homopolímeros até materiais nanoestruturados, nas formas sólida, líquida e gel, empregados em diversas aplicações, como por exemplo, embalagens, adesivos, petroquímica e liberação controlada de fármacos. Estes estudos são realizados por meio da relaxometria via determinação dos tempos de relaxação spin-rede e spin-spin, além das determinações em 2D, T1T2.

Espectros de hidrogênio de materiais na forma líquida podem ser obtidos no espectrômetro pico-spin.

Neste laboratório realizam-se também estudos de caracterização de alimentos quer seja na sua forma íntegra ou modificada, por meio de análises de relaxometria para determinação dos parâmetros de relaxação nuclear e pelo MQC para a determinação de teor de óleos.