23 09 IMA4WOAFE OficinaAndré noticiaTítulo: A Aplicação de RMN de Xenônio 129 em polímeros de embalagens

Resumo da Palestra:
Dentre os muitos benefícios no emprego da nanotecnologia, o setor de embalagem de alimentos é um dos mais promissores. Embalagens, que antigamente, eram usadas apenas para fornecer proteção passiva contra contaminações ambientais e facilitar a comercialização dos produtos, hoje, já são capazes de desempenhar funções ativas, através de atividade antimicrobiana e antioxidante; além de recursos inteligentes, como os nanossensores, capazes de detectar patógenos de origem alimentar e etiquetas inteligentes, fabricadas a partir de tintas com propriedades de fotoluminescência.

Palestrante:
Prof. Dr. André L. B. Bathista e Silva (IFMG)
icone lattesLattes

Resumo do Palestrante:
O Professor André Bathista já realizou diversos eventos em sua carreira I Feira de Ciências de Confresa (2013) com 3500 participantes, II Feira de Ciências de Confresa (2014) com 2600 Participantes e III SEMANA DE AGRICULTURA FAMILIAR - Confresa 2013; IV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus Várzea Grande. I Feira de Ciência do IFMT campo novo do Parecis em 2015. Possui Graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2001) , Mestrado em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo - USP (2004) e Doutorado em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo -USP (2009). Realizou o Pós Doutorado no Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso (2010) com bolsa CAPES. Foi Coordenador de Inovação Tecnológica da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso - FAPEMAT (DGA4). Foi Coordenador de Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Tecnológico da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso - SECITEC (DGA4). Realizou Pós-Doutoramento em Ciência e Engenharia de Materiais - CENIMAT - Universidade Nova de Lisboa, campus de Caparica, Portugal, bolsa do CNPq, programa Ciência sem Fronteiras. Formado em Técnico em Química ETFMT (2000) e Laboratorista de Química Básica(1999). Atualmente é Professor (D4-02) do Instituto Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ressonância Magnética Nuclear, atuando principalmente nos seguintes temas: polímeros, polímero natural e RMN 13c.

Confira mais informações sobre o 4º WOAFE AQUI.