14 07 EventoIMA3 DESTAQUE Profa. Dra. Iriani MaldonadeTítulo: Compostos funcionais em hortaliças

Resumo da Palestra: A relação entre alimentação e saúde está cada vez mais associada à saúde, sendo que a recomendação diária de alimentação saudável inclui o consumo de vários tipos de frutas e hortaliças. As hortaliças são grupos de vegetais cultivados em horta, geralmente de ciclo curto, onde partes como raízes, tubérculos, rizomas, caules, folhas, flores, frutos e sementes são utilizadas na alimentação humana. Mas porque o seu consumo é tão importante para a saúde e o bem-estar das pessoas? Uma das razões está relacionada à sua composição, por serem fontes de energia e de substâncias fitoquímicas e nutrientes, conhecidos como compostos funcionais. Esses compostos são fundamentais para um bom funcionamento do metabolismo, além de fornecerem cor e textura às refeições. Os efeitos benéficos à saúde (antimicrobiano, anticancerígeno, vermífugo, antioxidantes entre outros) estão relacionados às ações bioquímicas, que vão depender do tipo e da parte da hortaliça. Dentre esses compostos bioativos destacam-se os carotenoides, compostos fenólicos, glucosinolatos, alicina, fibras e amidos resistentes além das vitaminas e minerais que são cofatores de muitas reações essenciais para o metabolismo animal. Quais são as principais hortaliças que apresentam esses compostos? E porque essas biomoléculas têm essas propriedades bioquímicas e são produzidas pelas plantas? O processamento e o armazenamento alteram suas atividades? Bem, se quiserem conhecer um pouquinho mais sobre esse tema, assistam a palestra e não deixem de consumir hortaliças e frutas!

Palestrante: Profª. Drª. Iriani Maldonade (Embrapa Hortaliças)

Resumo do Palestrante: Graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1990), Mestrado em Engenharia de Alimentos (1996), Doutorado (2003) em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-doutorado em Food Safety & Control (2011) pela London South Bank University (LSBU) em Londres-UK. Trabalhou como engenheira de desenvolvimento de processos biotecnológicos na CODETEC (Companhia de desenvolvimento tecnológico) entre 1990 e 1993. Foi professora adjunta na Universidade Federal da Grande Dourados em 2008 no curso de Engenharia de Alimentos. Desde 2009, atua como pesquisadora Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, no centro de hortaliças (Embrapa Hortaliças- CNPH). Trabalha na Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos (LCTA) com ênfase em hortaliças, atuando principalmente nos seguintes temas: Segurança alimentar; caracterização e identificação de compostos funcionais de hortaliças; processos de desidratação, conservas e fermentação; desenvolvimento de novos produtos com propriedades funcionais; controle microbiológico em hortaliças; elaboração de normas técnicas para produção integrada (PI) junto ao MAPA.

icone lattes Lattes

Confira mais informações sobre a 3° WOAFE AQUI.