Professora Colaboradora
D.Sc. (1981)

Responsável pelo Laboratório de Compostos de Borracha (Modulo 10)

icone lattes Lattes

Possui graduação em Engenharia Química e Química Industrial pela Escola Nacional de Química da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (1962), Doutorado em Química Orgânica pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) e Pós-Doutorado pela University of Michigan – Ann Arbor, USA (1982). Professor do Curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Polímeros foi responsável pelas disciplinas MMP-869-Espectrometria de Polímeros (1981), MMP-713-Físico-Química de Polímeros em solução (1981 e 2001), MMP-712-Métodos Físicos Aplicados a Polímeros (de 1982 a 1993) e MMP-761-Espectrometria Aplicada a Polímeros (desde 1982). Participou como professor de Cursos de Curta Duração oferecidos pelo IMA (1984 a 1995). Atualmente é Professor Convidado pelo Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Revisor de periódico da Revista Polímeros: Ciência e Tecnologia. Foi Diretor Adjunto de Instrumentação de 1981 a 1988, Vice-Diretora do Instituto de Macromoléculas da UFRJ de 1988 a 1999. Coordenou três projetos financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico PADCT e cinco projetos financiados pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro FAPERJ para a realização de eventos da Associação de Usuários de Ressonância Magnética Nuclear – AUREMN. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Polímeros, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de propriedades, caracterização, análise térmica, PVC, NMR e espectroscopia no infravermelho. Lider de Grupo de Pesquisa IMA/UFRJ (1997). Co-autora do livro Caracterização de Polímeros: Determinação de Peso Molecular e Análise Térmica é Professor Orientador Credenciado pelo CNPq (1998) e Membro Fundador da Associação de Usuários de Ressonância Magnética Nuclear AUREMN (1988). Em 2006 foi homenageada com a mudança do nome do Laboratório de Apoio Instrumental I, que passou a ser Laboratório de Apoio Instrumental Elisabeth E.C. Monteiro.

About Us

E-mail: secdiretoria@ima.ufrj.br