10 10 IMA JornadaMicroplasticosPalestraGustavo noticiaPalestra: Microplásticos e suas características: o que podemos fazer diante deste material?

Palestrante: Gustavo Reis Martins (IMA/UFRJ)

icone lattes Lattes

Resumo da Palestra:
O advento da era dos polímeros trouxe uma preocupação que vem chamando a atenção da comunidade científica. A má administração dos produtos poliméricos e seu descarte indiscriminado resulta em uma poluição conhecida como microplásticos cujo tamanho varia entre 5 mm e 0,1 mm e podem ser tanto fabricados nestas dimensões quanto produto da degradação polimérica no meio ambiente. As características dos microplásticos como baixa massa molar e baixa densidade justificam sua larga distribuição relatada na literatura atualmente. Além das características supracitadas é apontado, também, que os microplásticos apresentam uma alta capacidade de adsorção de poluentes orgânicos e inorgânicos, representando assim, um novo tipo de poluição conjugada com alto potencial nocivo ao meio ambiente e os seres vivos presentes nele.

Confira mais informações sobre a 1ª Jornada em Microplásticos AQUI.