Palestra 3TÍtulo: Embalagens alimentícias ativas empregando nanotecnologia para efeito  antimicrobiano

Resumo da palestra: A nanotecnologia apresenta potencial de aplicação nas mais diversas áreas do conhecimento. Na indústria alimentícia em particular, a nanotecnologia tem sido aplicada em setores como agricultura, nutrição, processamento e embalagem, encontrando aplicações desde melhoramento genético dos alimentos, produção de nutracêuticos e controle de pragas até no aumento de vida de prateleira dos alimentos. Considerando que embalagens convencionais podem gerar perdas de 25 a 50% dos alimentos, faz-se necessário o desenvolvimento de embalagens nanotecnológicas, que apresentam como finalidade a redução de perdas e o aumento de vida de prateleira dos alimentos. Nanocompósitos poliméricos empregando nanopartículas específicas que promovem atividade antimicrobiana têm sido uma excelente alternativa para indústria alimentícia. Esta palestra abordará alguns sistemas nanocompósitos com potencial aplicação como embalagens ativas para indústria de alimentos.

Palestrante: Prof. Gisele Cristina Valle Iulianelli (IMA/UFRJ)

Resumo do Palestrante: Possui graduação em Ciências Biológicas e doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pelo Instituto de Macromoléculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IMA/UFRJ). Atualmente é professora adjunto da graduação de Nanotecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolveu quatro projetos de pós-doutorado, três no IMA/UFRJ e um no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Possui amplo conhecimentos no desenvolvimento e caracterização de compósitos e nanocompósitos poliméricos, empregando técnicas de caracterização mecânica, térmica, química, morfológica e da dinâmica molecular por meio de técnicas de RMN de alta resolução e RMN no domínio do tempo.

icone lattes Lattes