10 04 IMASNNN PalestraDesafioGabriel noticiaPalestrante: Dr. Gabriel F. Abuna - Universidade Estadual de Campinas

Lates 2Lattes

Resumo: O entendimento de como os materiais interagem com o hospedeiro biológico é essencial para o desenvolvimento e avanço no desenho e inovação de novos materiais em escala nanométrica. Desde o surgimento dos biomateriais inertes de primeira geração, observamos um avanço na evolução dos materiais a fim de acelerar os objetivos de tratamento.
A redução dos materiais numa escala nanométrica (<100nm) foi provavelmente a mais geniosa e intrincada das tentativas feitas, pois um mesmo material se comporta de maneira diferente quando reduzido a tamanho nanométrico.
Um dos maiores desafios no desenvolvimento desses materiais é entender as interações com o hospedeiro. Além do mecanismo de ação, é extremamente importante compreender os efeitos colaterais, efeitos secundários e possíveis efeitos adversos.
No nosso trabalho, desenvolvemos diversas formas para entender os desfechos que um material pode ter em resposta ao hospedeiro. Com ajuda de sequenciamento genético e análise transcriptômica podemos encontrar novas formas de predizer se os materiais desenvolvidos, além de agir no alvo, tem outras funções ou desfechos negativos.
Desde 2015 sintetizamos nanopartículas sob medida, adicionando ou removendo efeitos que sejam deletérios para o objetivo da terapêutica.
O uso correto de nanomateriais é sem dúvida o caminho para terapias individualizadas em diversos campos da farmacologia e biomateriais. Eles aceleram os processos terapêuticos, melhoram reparações, e facilitam o uso de terapias individualizadas.

Confira mais informações sobre a SNNN AQUI.

Instagram

    Topo