Localização: J-108
Telefone: 3938-8276
Responsável: Prof. Fernando Gomes de Souza Junior

Site: http://labios.wix.com/labios

Objetivo Geral

Desenvolvimento de materiais poliméricos que melhorem a qualidade de vida e diminuam o impacto das atividades antropogênicas sobre o meio ambiente. Focados na área de Recuperação Ambiental, Saúde Humana, Biomateriais e Sensores.

Principais linhas de Pesquisa

  • Recuperação Ambiental:
  • Produção de geopolímeros para remoção de contaminantes.
  • Materiais magnéticos sorvedores para remoção de petróleo em derramamentos.
  • Encapsulamento e passivação de resíduos tóxicos.
  • Preparo de sistemas de biorremediação.
  • Liberação controlada de ativos.
  • Biomaterias:
  • Preparo de biomateriais energéticos.
  • Preparo de biomateriais por indução magnética.
  • Saúde Humana:
  • Sistemas de controle cinético e espacial do processo de liberação de fármacos.
  • Liberação de fármacos por hipertemia magnética.
  • Sensores:
  • Obtenção de fibras vegetais condutoras de eletricidade e o seu uso em sensores para dispositivos inteligentes.
  • Desenvolvimento de material óptico e elétrico para desenvolvimento de sensores para dispositivos inteligentes.

Localização: J-122
Telefone3938-8269
Responsável: Profª. Maria de Fátima Vieira Marques

Site: http://lcp-ima.webnode.com.br/

Objetivo Geral

Desenvolvimento de novos materiais poliméricos: Polímeros de alto desempenho, nanocompósitos, dispositivos poliméricos

Principais linhas de Pesquisa

  • Desenvolvimento de polímeros conjugados para células solares flexíveis (OPV, Perovskita) e Diodos Emissores de Luz (OLED).
  • Materiais Termoelétricos, Piezoelétricos, Janelas inteligentes (Dispositivos de Partículas Suspensas).
  • Desenvolvimento de materiais para a indústria de petróleo (Poliamidas, PVDF, PEEK). Determinação de permeabilidade a gases.
  • Processamento de UHMWPE: fibras, blendas e nanocompósitos.
  • Síntese/preparação de Nanocompósitos (Polim. in situ e mistura no estado fundido, agentes de reforço: fibras celulósicas, partículas cerâmicas, sílica, alumina, CNT, grafeno, MMT, mica, haloisita).
  • Compósitos compatibilizados: PP, PA, Biopolímeros (PLA, PCL, PHB, PBAT).
  • Processo de Explosão de vapor em fibras vegetais - Nanocellulose.
  • Pirólise Catalítica de Plástico. Reciclagem química.
  • Sistemas nanoparticulados para Liberação de drogas.


Clique AQUI para mais informações.

Acompanhe um pouco sobre a linha de pesquisa do LCP: Grupo de Catálise para Polimerização (GCP)

Localização: J-124 
Telefone: 3938-8268 
Responsável: Prof. Marcos Lopes Dias

Site: http://www.ima.ufrj.br/laboratorios/lcprb

O LCPRB desenvolve trabalhos de pesquisa que envolvem estudos sobre processos de polimerização com iniciadores e catalisadores orgânicos e metálicos para produção de polímeros e copolímeros com propriedades específicas para aplicações em embalagens e biomedicina.

A primeira linha de pesquisa do laboratório “Polimerização com catalisadores metálicos” iniciada em 1993, tem como principal objetivo investigar a preparação de catalisadores para a polimerização de monômeros pela reação de coordenação-inserção. O grupo de pesquisa desenvolveu trabalhos envolvendo catalisadores Ziegler-Natta clássicos, homogêneos e heterogêneos (suportados), catalisadores metalocênicos e de Brookhart para a polimerização de olefinas. A linha de pesquisa contempla também a utilização de iniciadores orgânicos e metálicos na polimerização de monômeros cíclicos, como lactídeos, lactonas e carbonatos cíclicos para produção de polímeros biodegradáveis pela reação de abertura de anel.

Na linha de pesquisa Materiais poliméricos nanoestruturados e biodegradáveis, investiga-se processos de preparação de materiais poliméricos nanoestruturados não-biodegradáveis e biodegradáveis objetivando aplicações em embalagens, biomedicina e outras aplicações. O laboratório tem estudado a produção de estruturas 2D e 3D pela técnica de eletrofiação, que servem como arcabouços (scaffolds) para engenharia de tecidos e liberação de princípios ativos e fármacos. Tem também realizado trabalhos sobre a preparação de nanocompósitos poliméricos utilizando cargas 2D como nanolâminas de grafeno.

A última linha de pesquisa “Reciclagem de PET” tem como principal objetivo investigar processos de despolimerização de poli(tereftalato de etileno) (PET) pós-consumo, visando à produção de monômeros e moléculas de baixa massa molar que possam ter aplicação como matéria-prima para a indústria química e como aditivos, por exemplo, de asfalto e plásticos. Trabalhos sobre solvólise (glicólise e aminólise) já foram concluídos.

Localização: J-117 
Telefone: 3938-8261 
Responsável: Profª. Regina Celia Reis NunesProfª Leila Léa Yuan Visconte e Profª Elisabeth Monteiro 

Neste laboratório são desenvolvidas formulações de borracha para obtenção de propriedades específicas. Entre os trabalhos desenvolvidos, destacam-se o estudo de misturas físicas poliméricas (blendas) e a utilização de diferentes cargas com elastômeros, escolhidas de acordo com suas características físicas e químicas distintas, com o objetivo de analisar a influência da estrutura, principalmente, nas propriedades reológicas e físico-mecânicas. Diferentes sistemas de incorporação são utilizados visando aumentar a compatibilidade e dispersão entre os componentes, garantindo produtos com melhor desempenho.

Localização: J-125
Telefone: 3938-8264
Responsável: Prof. Paulo Picciani

Localização: Rua Moniz Aragão, 360, bloco 8G/CT2, Ilha do Fundão, CEP 21941-594
Telefone: 3938-8266
Responsáveis:  Profª. Claudia Regina Elias Mansur (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.), Profª. Elizabete Fernandes Lucas (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.), Profª. Luciana Spinelli Ferreira (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.)

Em 1994, a Professora Elizabete Lucas, utilizando seus conhecimentos prévios na área de E & P de petróleo, iniciou suas atividades no Instituto de Macromoléculas da UFRJ, exclusivamente em aditivos poliméricos aplicados à produção, tratamento e processamento de petróleo, orientando alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado.

Localização: J-113
Telefone
3938-7225
Responsável:
 Prof. Luis Cláudio Mendes

No laboratório são produzidos misturas e compósitos poliméricos, com polímeros reciclados e virgens, visando à obtenção de novos materiais com propriedades combinadas. Desenvolve-se mistura reativa no estado fundido com polímeros do tipo poliéster, poliamida, poliuretano, dentre outros, para obtenção de copolímero in situ. Síntese de monômero com aplicação na área odontológica. Aplicação e caracterização de compósitos odontológicos para restauração dentária. Compó-sitos nanoparticulados para aplicação em filmes, membranas para condução protônica, dentre outras.

Localização: J-115
Telefone: 3938-8260 / 3938-8265
Responsável: Profª. Maria Inês Bruno Tavares

Localização: J-128B

Telefone: 3938-8265
Responsável: Prof. Emerson Oliveira da Silva

No Laboratório de Nanocompósitos Poliméricos são desenvolvidos nanomateriais para as mais diversas áreas, tais como: indústria de embalagens, a exemplo do projeto desenvolvido pela Riopol; indústria farmacêutica – para liberação controlada de fármacos, em parceria com a Farmanguinhos; indústria do petróleo – projeto de aplicação de nanocompósitos em revestimentos, dentre outros.

Reponsável: Profª Ana Catarina de Oliveira Gomes

O avanço tecnológico em novos materiais busca cada vez mais estruturas relativamente simples com várias propriedades associadas, seguindo o conceito "menos processamento, mais funcionalidade".

Nesse sentido, pesquisamos diversas técnicas de obtenção de novos materiais (síntese, modificações químicas, misturas, compósitos ou micro e nano estruturação) que confiram um ou mais funcionalidades. Para isso usamos o conhecimento das relações estrutura-propriedade e a inspiração nas estruturas naturais (biônica e biomimética).

Localização: J-125
Telefone
3938-8264
Responsável:
 Prof. Ailton de Souza Gomes

Laboratório possui bancada de testes de célula combustível para metanol e hidrogênio, da Electrochem, Potenciostato PGSTAT-30, da Autolab, para medidas de condutividade protônica, e bancada de testes de pervaporação.

05 02 IMA Noticia NerdesLocalização: O NERDES está localizado no Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA), unidade do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O IMA fica na Cidade Universitária, campus Ilha do Fundão, à avenida Horácio Macedo, 2.030, Bloco J, 21.941-598, Rio de Janeiro, RJ.

Responsáveis:  Profª. Leila Lea Yuan VisconteProfª. Elen Beatriz Acordi Vasques Pacheco, Profª. Ana Lúcia Nazareth da Silva

O Laboratório Núcleo de Excelência em Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável (NERDES) foi criado como uma resposta à, cada vez mais, crescente preocupação da sociedade com o futuro das próximas gerações. Hoje já sentimos os efeitos da falta de planejamento para gerenciar a utilização dos nossos recursos. No NERDES assuntos relacionados ao desenvolvimento sustentável na área de polímeros são trabalhados por meio do desenvolvimento de diversos projetos, alguns ainda no âmbito acadêmico e outros em respostas a interesses de empresas e agências de fomento.

Sobre Nós

IMA – Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Cidade Universitária – Av. Horácio Macedo, 2.030
Centro de Tecnologia – Bloco J
CEP 21941-598 – Rio de Janeiro – RJ – Brasil

 

 

Social Media

  YouTube
  Instagram

Mídias Sociais

  YouTube
  Instagram

Instagram

Topo