Há mais de 20 anos, o Curso de Especialização em Processamento de Plásticos e Borrachas oferece uma visão tecnológica sobre o desenvolvimento da indústria de plásticos e borrachas.
Os módulos oferecidos, tem por objetivo aprofundar conhecimentos e desenvolver habilidades técnicas relacionadas ao processamento de plásticos e borrachas. Com estrutura pedagógica que promove capacitação específica a cada módulo, o curso constrói de forma dinâmica a qualificação exigida a um profissional para atuação segura e eficaz no setor.
Neste programa, os polímeros são discutidos em temas como obtenção, propriedade, composição, moldagem e desenvolvimento de produtos, dentre outros. A cada módulo de capacitação são abordados conhecimentos específicos sobre plásticos e borrachas; moldagens por extrusão, injeção, sopro, termoformação e rotacional; matrizes e moldes; simulação de processos, desenvolvimento de produtos; embalagens e gestão ambiental, por exemplo.
Em sua íntegra, a Especialização em Processamento de Plásticos e Borrachas é um curso de pós-graduação lato sensu reconhecido pelo MEC e com autorização concedida pelo processo nº 23079-030936/1999-14.
Coordenador: Dr. Victor Jayme Roget Rodriguez Pita
Vice-coordenador: Prof. Marcos Lopes Dias
Profissionais de diversas formações que tenham interesse em adquirir ou ampliar conhecimentos sobre os processos de transformação do setor de plásticos e borrachas.
Especialização: 360 horas, distribuídas em 9 Módulos* de 40 horas.
*Capacitação Profissional: 40 horas é obtida a cada módulo cursado.
Início: 5 de fevereiro de 2022.Término: 4 de dezembro de 2022.
Frequência: Terças e Quintas-Feiras, atividades síncronas entre 19:30 e 21:30h
Sábados, atividades síncronas entre 8:00 às 12:20 h*
*Eventualmente e por consenso, entre 13:30h e 16:30h.
Regime: Remoto, com atividades síncronas e assíncronas complementares*
Resolução CEPG Nº 07, de 10 de novembro de 2021.
Ao final deste período, o aluno deverá elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
E-mails:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tel.:(21) 97639-7983 e(21) 99987-1314
O processo tem início mediante entrega da ficha de inscrição, via correio eletrônico na secretaria de Pós-graduação Lato Sensu. Em continuidade, a seleção dos candidatos será feita com base na ordem de entrega da ficha de inscrição, na avaliação dos documentos apresentados, no mérito dos mesmos e por entrevistas.
Documentos solicitados para Capacitação:
Documentos solicitados para Especialização:
Obs. 1: Em atendimento ao regimento da UFRJ e da CGU, a Fundação COPPETEC é a atual responsável por toda a movimentação financeira relativa a este programa de cursos. A principio, constitui-se uma relação de prestação de serviço entre o aluno (ou empresa) e a Fundação COPPETEC, onde o Instituto de Macromoléculas é o executor. Considerando a Especialização, um contrato descreve e estabelece quais módulos serão cursados e a forma de pagamento. Em caso de empresa, os beneficiários deverão ser discriminados. Após assinatura do contrato, boletos bancários serão emitidos pela Fundação COPPETEC, cuja quitação poderá ser efetuadas em bancos ou caixas eletrônicos da rede credenciada.
Obs.2: A título promocional, dispomos de condições especiais para grupos de profissionais provenientes de uma mesma empresa, profissionais de empresas filiadas ao SIMPERJ, associados adimplentes da ABPol e vinculados a órgãos e instituições federais.
Obs.3: A Coordenação do Curso de Especialização poderá conceder bolsas de estudo para alunos matriculados nos cursos Stricto Sensu do IMA em caráter excepcional, dependendo do número de vagas ocupadas. Havendo disponibilidade de vagas para bolsistas do IMA, a seleção terá como critério prioritário a inscrição mais antiga no doutorado e de modo subsequente as relativas ao mestrado, não obstante as demais condições exigidas a todos os candidatos.
Aviso: Os planos especiais e os módulos isolados estão sujeitos a disponibilidade de vagas