24 08 ima noticia 2Palestra: Uso da encapsulação para elaboração de alimentos funcionais

Resumo da palestra: O desenvolvimento de alimentos adicionados com moléculas ativas/bioativas e/ou microrganismos probióticos tem sido de grande interesse em todo o mundo. Apesar da importância incontestável e do anseio dos consumidores por esse tipo de produtos alimentícios, existem muitos desafios para o manuseio e uso de alguns bioativos, uma vez que muitos deles são altamente sensíveis ou reativos e alguns podem reduzir a aceitação sensorial do produto alimentício. Nesse contexto, a microencapsulação tem sido estudada e aplicada para superar tais dificuldades, além dessa técnica poder promover a liberação controlada do bioativo em seu local de ação. Mais do que isso, a microencapsulação pode produzir uma mudança completa nas propriedades dos materiais bioativos fornecendo novas aplicações e funcionalidades a eles.  Essa palestra tem como foco dar uma visão geral da utilidade de processos de encapsulação para produção de alimentos funcionais.

Palestrante:  Profª Carmen Sílvia Favaro-Trindade (USP/FZEA)

Graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e doutora em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora titular da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP)

Também foi pesquisadora visitante na Purdue University, em 2018. Atualmente é Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa da USP. Tem experiência em pesquisa na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em microencapsulação e produção de partículas orgânicas, atuando principalmente nos seguintes temas: microencapsulação de ingredientes alimentícios e compostos bioativos, tais como probióticos, pigmentos, extratos vegetais, própolis, hidrolisados proteicos, ácido ascórbico e edulcorantes.

Confira mais informações sobre o II WOAFE AQUI