O Projeto "Desenvolvimento de embalagens valorizáveis para acondicionamento de frutas e hortaliças" foi financiado pelo BNDES e desenvolvido no período de 09/03/2010 a 30/06/2014 pela Embrapa Agroindústria de Alimentos, Instituto Nacional de Tecnologia e Instituto de Macromoléculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No projeto foram desenvolvidas embalagens para caqui, manga, mamão e morango e rendeu o depósito de mais de 30 Patentes e Desenho Industrial. Algumas informações dessas embalagens estão em https://youtu.be/b4RJuv11Q6E).

Fotografias das Professoras Elen Vasques Pacheco e Leila Visconte recebendo o Prêmio nas dependências da Embrapa, 2020

O objetivo maior do projeto foi desenvolver embalagens que minimizassem os prejuízos resultantes das perdas de frutas, que tradicionalmente ocorrem na agricultura Brasileira, desde a colheita até os pontos de venda. Um segundo objetivo seria o aproveitamento de resíduos da agricultura e o uso de plásticos pós-consumo no desenvolvimento de embalagens que promovessem uma maior interação da academia com o setor produtivo agrícola, gerando conhecimentos e tecnologias que pudessem ser revertidos para a sociedade, promovendo aumento da competitividade dos setores agrícola e agroindustrial e diminuindo os impactos ao meio ambiente.

Fotografia dos prêmios

A ideia das embalagens ganhou o Prêmio Dow The Packaging Innovation Awards - 2019 em duas categorias: Diamond Finalist Packaging Awards (os demais finalistas foram Procter & Gamble, que apresentou o produto Tide Eco-Box, Henkel, EPIX™ pelo produto paper-based Sustainable Packaging e Danone Nutricia Research, com o produto OpTri a Collapsible Bottle for Tube Feeding Nutrition) e Collaboration Honorable Mentions, para o projeto Desenvolvimento de Embalagens para Frutas da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Instituto Nacional de Tecnologia e Instituto Macromolecular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Fotografia de uma das embalagens desenvolvidas

Os Prêmios vieram coroar o trabalho de quatro anos das três instituições envolvidas que tiveram como resultado a obtenção de embalagens inovadoras com a proposta de diminuir impactos sociais, ambientais, técnicos e econômicos. É com grande orgulho que participamos do projeto.

As professoras da UFRJ que participaram do projeto são Elen Beatriz Acordi Vasques Pacheco e Leila Lea Yuan Visconte.

Fotografia do recebimento do Prêmio pelos participantes do Projeto: INT, EMBRAPA e UFRJ em 2020