24 10 IMA JornadaMicroplasticosPalestranteMarianaBruno noticiaPalestrante: Drª Mariana Bruno (Portugal)

Lates 2 Lattes

Horário: às 14:00h

Data: 25/10/2023

Título: Caracterização de microplásticos: Entendendo o desafio

Resumo: A caracterização de microplásticos é uma área crucial da pesquisa ambiental que busca entender a composição, origem e impacto desses pequenos fragmentos de plástico no meio ambiente. Para realizar essa caracterização, uma variedade de técnicas analíticas é empregada, cada uma fornecendo informações específicas sobre os microplásticos. Algumas das principais técnicas de caracterização incluem a espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR), a espectroscopia Raman, a microscopia eletrônica de varredura (SEM), a microscopia óptica (MO), a ressonância magnética nuclear (RMN) e a análise termogravimétrica (DSC).

O FTIR e a espectroscopia Raman são técnicas de espectroscopia vibracional que permitem a identificação de microplásticos com base em suas assinaturas espectrais únicas. O FTIR é particularmente útil para a determinação da composição química dos polímeros, enquanto a espectroscopia Raman oferece informações sobre as ligações químicas presentes nos microplásticos.

A microscopia eletrônica de varredura (SEM) e a microscopia óptica (MO) são técnicas de imagem que permitem a observação da morfologia e das características superficiais dos microplásticos. O SEM oferece imagens de alta resolução, revelando detalhes sobre o tamanho e a forma dos microplásticos, enquanto a MO é uma ferramenta mais acessível para uma triagem inicial.

A ressonância magnética nuclear (RMN) é uma técnica poderosa que fornece informações sobre a estrutura molecular e a composição química dos microplásticos, particularmente aqueles que contêm núcleos atômicos com propriedades magnéticas, como hidrogênio e carbono.

A calorimetria diferencial de varredura (DSC) envolve o estudo das propriedades térmicas dos microplásticos. Isso pode ser útil para avaliar a sua pureza e a presença de aditivos.

Essas técnicas, em conjunto, oferecem uma caracterização abrangente dos microplásticos, permitindo a identificação dos tipos de polímeros, a avaliação da morfologia, a determinação da composição química e a análise de propriedades térmicas. Com essa informação, os pesquisadores podem rastrear a origem dos microplásticos, avaliar seus impactos no ambiente e desenvolver estratégias para reduzir sua presença e

Confira AQUI a programação completa da 2ª Jornada em Microplásticos.

About Us

E-mail: secdiretoria@ima.ufrj.br