24 10 IMA JornadaMicroplasticosPalestranteMarina noticiaPalestrante: Marina da S. Sacramento

Lates 2 Lattes

Horário: 14:30h
Data: 25/10/2023

Título: Avaliação de microplástico por FTIR

Resumo: Vários estudos não utilizam nenhuma metodologia e sim, técnicas de caracterização aplicada para identificação dos materiais plásticos. A espectroscópica de infravermelho com transformada de Fourier, o (FTIR), é uma caracterização usualmente aplicada para determinar números de partículas, composições químicas e classificação do polímero que foi o gerador do produto plástico. Essa caracterização funciona com base na interação dos componentes dos microplásticos com a radiação infravermelha, que é absorvida de maneira única devido às vibrações moleculares características dos grupos funcionais dos constituintes dos produtos plásticos. A espectroscopia por FTIR não é destrutiva, e é relativamente rápida, tornando-a uma caracterização eficaz para pesquisas científicas em microplásticos. E, ao avaliar esse espectro, é possível identificar de forma precisa quais polímeros estão presentes nos microplásticos, como polietileno, polipropileno, poliestireno, entre outros. Em resumo, a espectroscopia infravermelha por transformada de Fourier desempenha um papel crucial na detecção, identificação e caracterização de microplásticos, permitindo a compreensão do impacto no ecossistema que os materiais plásticos resultam e consequentemente sua influência na saúde humana, através da cadeia alimentar.

Confira AQUI a programação completa da 2ª Jornada em Microplásticos.

About Us

E-mail: secdiretoria@ima.ufrj.br