24 10 IMA JornadaMicroplasticosPalestranteGustavo noticiaPalestrante: Gustavo R. Martins

Lates 2 Lattes

Horário: 15:00h
Data: 25/10/2023

Título: O que são nanoplásticos e como eles se comportam nos oceanos

Resumo: Os nanoplásticos são partículas poliméricas com dimensões de 1000 nm ou menos, com formação seguindo processos similares aos dos microplásticos, sendo gerados por erosão natural ou processos físicos, químicos e biológicos. A preocupação com os nanoplásticos reside na sua capacidade de permanecer no ambiente devido ao seu tamanho nanométrico e suas características físico-químicas. Essas partículas apresentam características únicas, como a adsorção e translado de poluentes, aumentando sua exposição e impactos ambientais. A poluição conjugada, onde nanoplásticos agem como vetores para poluentes, destaca-se como um problema significativo. Para mitigar essa ameaça emergente, propõem-se redução do uso de plásticos descartáveis, melhoria no tratamento de águas residuais e implementação de práticas eficientes de gestão de resíduos. Pesquisas exploram métodos para a remoção de nanoplásticos da água usando a nanotecnologia, porém a compreensão e monitoramento contínuos são cruciais, enquanto esforços são direcionados à reeducação, reciclagem e redução da produção e consumo de plásticos descartáveis.

Confira AQUI a programação completa da 2ª Jornada em Microplásticos.

About Us

E-mail: secdiretoria@ima.ufrj.br