Localização: J-109B – Síntese J-109C - Dispositivos
Responsável: Profª. Maria de Fátima Vieira Marques

Objetivo Geral

Desenvolvimento de novos semicondutores poliméricos: Polímeros conjugados para dispositivos optoeletrônicos

Principais linhas de Pesquisa

• Principais linhas de Pesquisa
• Síntese de semicondutores: polímeros conjugados
• Desenvolvimento de dispositivos fotovoltaicos polimérico: OPV (rígidos e flexíveis)
• Dispositivos fotovoltaicos de Perovskita: camadas transportadoras de cargas.
• Desenvolvimento de diodos emissores de luz poliméricos (PLED).
• Materiais Termoelétricos, Piezoelétricos, Janelas inteligentes (Dispositivos de Partículas Suspensas), baterias de filmes finos.

Acompanhe um pouco sobre a linha de pesquisa do LCP: Grupo de Materiais para Dispositivos Optoeletrônicos (GMDOE)

Reponsável: Profª Ana Catarina de Oliveira Gomes

O avanço tecnológico em novos materiais busca cada vez mais estruturas relativamente simples com várias propriedades associadas, seguindo o conceito "menos processamento, mais funcionalidade".

Nesse sentido, pesquisamos diversas técnicas de obtenção de novos materiais (síntese, modificações químicas, misturas, compósitos ou micro e nano estruturação) que confiram um ou mais funcionalidades. Para isso usamos o conhecimento das relações estrutura-propriedade e a inspiração nas estruturas naturais (biônica e biomimética).

Localização: J-128B

Telefone: 3938-8265
Responsável: Prof. Emerson Oliveira da Silva

No Laboratório de Nanocompósitos Poliméricos são desenvolvidos nanomateriais para as mais diversas áreas, tais como: indústria de embalagens, a exemplo do projeto desenvolvido pela Riopol; indústria farmacêutica – para liberação controlada de fármacos, em parceria com a Farmanguinhos; indústria do petróleo – projeto de aplicação de nanocompósitos em revestimentos, dentre outros.

05 02 IMA Noticia NerdesLocalização: O NERDES está localizado no Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA), unidade do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O IMA fica na Cidade Universitária, campus Ilha do Fundão, à avenida Horácio Macedo, 2.030, Bloco J, 21.941-598, Rio de Janeiro, RJ.

Responsáveis:  Profª. Leila Lea Yuan VisconteProfª. Elen Beatriz Acordi Vasques Pacheco, Profª. Ana Lúcia Nazareth da Silva

O Laboratório Núcleo de Excelência em Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável (NERDES) foi criado como uma resposta à, cada vez mais, crescente preocupação da sociedade com o futuro das próximas gerações. Hoje já sentimos os efeitos da falta de planejamento para gerenciar a utilização dos nossos recursos. No NERDES assuntos relacionados ao desenvolvimento sustentável na área de polímeros são trabalhados por meio do desenvolvimento de diversos projetos, alguns ainda no âmbito acadêmico e outros em respostas a interesses de empresas e agências de fomento.

Localização: Rua Moniz Aragão, 360, bloco 8G/CT2, Ilha do Fundão, CEP 21941-594
Telefone: 3938-8266
Responsáveis:  Profª. Claudia Regina Elias Mansur (Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.), Profª. Elizabete Fernandes Lucas (Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.), Profª. Luciana Spinelli Ferreira (Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.)

Site: https://sites.google.com/ima.ufrj.br/lmcp/lmcp

Em 1994, a Professora Elizabete Lucas, utilizando seus conhecimentos prévios na área de E & P de petróleo, iniciou suas atividades no Instituto de Macromoléculas da UFRJ, exclusivamente em aditivos poliméricos aplicados à produção, tratamento e processamento de petróleo, orientando alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado.